CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA
Não é possível desprezar o conceito de construção ecológica hoje em dia.
Afinal, a nova geração clama pela prática da sustentabilidade, como sinônimo de sobrevivência do nosso planeta.
Mas, como aplicar as técnicas de forma realmente eficiente?
Quando falamos de construção sustentável ou de arquitetura bioclimática falamos de uma ocupação inteligente do espaço construído, em harmonia com o meio ambiente.
A arquitetura bioclimática tem como foco principal o conforto e bem-estar do usuário através da adaptação da construção ao clima local gerando um melhor aproveitamento energético.
A construção sustentável visa a redução do impacto ambiental da construção através do uso de materiais e tecnologias menos agressivas em todo o processo, inclusive depois da obra acabada.
Uso de materiais duráveis, reuso de água e formas alternativas de energia.
A construção ecológica usa materiais disponíveis no próprio local, integra a construção com a paisagem de forma a causar o menor impacto visual possível.
Afinal, a nova geração clama pela prática da sustentabilidade, como sinônimo de sobrevivência do nosso planeta.
Mas, como aplicar as técnicas de forma realmente eficiente?
Quando falamos de construção sustentável ou de arquitetura bioclimática falamos de uma
As cidades históricas utilizaram esta técnica.
É claro que hoje contamos com opções diversas de materiais e acabamentos que permitem um visual muito mais arrojado que antigamente além de maior durabilidade, embora as cidades históricas não deixem negar que estes materiais já são bastante resistentes: na Alemanha, na cidade de Weilburg, está o prédio de taipa mais alto da Europa construído de terra crua (taipa-de-pilão). Com 7 andares, o prédio já resistiu a um incêndio e tem quase 200 anos.
Alguns materiais que podem ser utilizados em construções ecológicas são: madeiras, pedras, adobe (blocos de terra crua que não passam pelo processo de cozimento dos tijolos convencionais), cob (mistura de barro com fibras vegetais sovados muito usado na Inglaterra), terra-palha ou somente palha prensada na forma de blocos (strawable), calfetice (barro, cal, cimento e fibra vegetal misturados), super-adobe (mistura tipo adobe apiloada em sacos de polipropileno).
Economia no uso da água, eficiência energética e gerenciamento de resíduos, são tão importantes, quanto observar se os materiais utilizados foram extraídos de forma sustentável (sem desmatamento e outras degradações).
ESta matéria lhe ajudou?
Comentários
Postar um comentário