É VANTAGEM CONSTRUIR?

Quem não sonha com uma linda casa de revista?
Os projetos cada vez mais arrojados enchem nossos olhos. Na região do Recreio e Vargem Grande e Pequena, os condomínios refletem esta tendência dos estilos Brezinski. Poucos bairros ainda tem espaço para acrescentar ao seu cenário projetos assim.

No Recreio, estas casas já estão bem acima de 1 milhão. Em Vargem Grande e Pequena, os valores já estão se aproximando desta  faixa.
Os grandes investidores estão apostando neste público de casas de alto padrão e as construtoras avançam na procura das áreas ainda disponíveis.
 Pensando em fazer um bom negócio, reduzindo custos, os clientes estão recorrendo cada vez mais à opçã o de construir. Compram lotes, escolhem seus projetos, procuram construtores de credibilidade na região e em menos de 1 ano, estão com suas casas prontinhas para morar, realizando seu sonho.
Mas, na busca pelo lote ideal,  muitos se deparam com um detalhe: são raros os que aceitam financiamento e que estejam com documentação ok.

PREÇOS

Os lotes no Recreio dos Bandeirantes, dentro dos grandes condomínios com infraestrutura de lazer, como o Riviera del Sol e Art Life já estão acima de 550 mil, com uma metragem em torno de 270m², podendo ser financiados.
 Em Vargens, esse valor é menor, mas a maior parte dos condomínios não são legalizados;  portanto, a compra dos lotes precisa ser à vista. Os preços variam a partir de 150 mil, com uma metragem em torno de 180m², com RGI da fração; ou seja, sem possibilidade de financiamento.

POR QUE NÃO PODEM SER FINANCIADOS?

Esta é uma pergunta frequente. A questão é que a legislação só permite  regularização de lotes a partir de 360m² nas Vargens. Antes os lotes só podiam ser regularizados a partir de mil metros². Assim,  grandes investidores adquiriram estas grandes áreas, com RGI total e depois fracionaram as mesmas, vendendo lotes de 180m² ou 270m², que passavam a ter apenas o registro da fração ideal. Vargens Grande e Pequena ficaram retalhadas.
Com a mudança da legislação, reduzindo a metragem regulamentada, apenas os condomínios onde o fracionamento é de 360m² conseguiram obter o RGI individual. Sem ele, é impossível financiar um imóvel.
No Recreio dos Bandeirantes, o que ocorre é a bifamiliarização dos lotes, o que originou condomínios com casas geminadas; porém, regularizados. Podem ser financiados.
Nos casos de lotes maiores com RGI individual de 600m²,  que são característicos no bairro, a supervalorização do metro quadrado  nos leva a encontrar preços em torno de 2 milhões. Estes lotes bem amplos são muito procurados pelos construtores que erguem edificações de 3 pavimentos com 2 unidades por andar, cujo valor  de cada unidade pronta já se aproxima de 1 milhão, dependendo da localização.

DICA: para não perder tempo, saiba que nenhum terreno com metragem inferior a 360m² em Vargem Grande ou Pequena tem ou terá RGI individual. Pois a legislação da região não permite.
Para facilitar a vida de quem quer realizar o sonho de uma linda casa nesta região, construtoras de renome estão começando a investir na construção de condomínios infraestruturados, que permitem parcelamento direto durante as obras e financiamento bancário depois da conclusão da infraestrutura do condomínio. Neste caso, os lotes são entregues legalizados e  com um projeto pré-aprovado pela Prefeitura. Quem adquire um lote destes, pagará a construção da casa à parte, podendo financiar a obra, se quiser. E o melhor, sem dor de cabeça ou surpresas futuras.

ATENÇÃO: procure conhecer o histórico do condomínio. Muitos lotes não tem documentação nenhuma, nem mesmo o RGI da fração. São posses ou terras ocupadas ilegalmente ou com documentação fraudada. Há condomínios localizados em áreas de reserva ambiental e jamais poderão ser urbanizados.
Outra cautela é verificar se o condomínio tem água da Cedae, rede de esgoto, iluminação e asfaltamento. Muitos condomínios em Vargens ainda tem poço artesiano e fossa. Há grandes pontos de alagamento na região que podem ser facilmente verificados através de uma rápida pesquisa junto aos moradores da área.Não se pode negar que as obras de duplicação da Estrada dos Bandeirantes valorizaram em muito os bairros e melhoram o acesso ao entorno. Morar em Vargens ainda é sinônimo de paz e isolamento.

CUSTO

Para levantar uma casa o custo varia bastante dependendo de cada construtor. Normalmente, os gastos com a estrutura da casa incluem estaquear os lotes, quando os terrenos são úmidos, de charque.
Mas o peso deste orçamento está mesmo é no acabamento, que vai do básico ao luxo, a critério de quem contrata o serviço.
Cuidado em estipular prazos para entrega e procure construtores conhecidos e que tenham um vasto currículo de obras na mesma região. Em geral, com 200 mil, se consegue concluir a construção de uma casa. Obs: o valor da compra do lote não está incluso.

Comentários

Postagens mais visitadas