Marketing Imobiliário Digital
Como obter sucesso na venda de imóveis pela internet gastando pouco
Chega de
pensar que a única solução para atingir um volume maior de clientes é investindo
em pacotes de anúncios em plataformas especializadas em imóveis.
para aumentar o desempenho e a velocidade
de vendas.
Mas, é necessário entender os mecanismos que vão atrair os usuários
às suas ofertas, gerando leads de alta conversão. E esses são os primeiros
passos:
1- Crie um domínio, busque a hospedagem e desenvolva o seu site. Existem
várias opções para o ramo imobiliário, que oferecem fácil usabilidade. O
fundamental é integrá-lo a outros sites de busca especializada de imóveis;
2-
Escolha a interface que mais se identifica com a sua proposta profissional;
inclusive pense no campo tecnológico mobile, já que boa parte do seu público
acessará o seu site pelo celular;
3- Faça uma página profissional nas redes
sociais e invista em conteúdo relevante com links para o seu site. Mantenha a
frequência das publicações. Aposte também nos vídeos;
4- Use tags, facilite os
mecanismos de busca com palavras-chave do tipo: imóveis; alto padrão;
financiamento imobiliário; lançamento; casa própria, etc.
5- Crie campanhas no
marketplace do Facebook e no Google ads. O investimento inicial pode ser
pequeno, mas vá medindo os resultados, baseando-se no alcance de suas
publicações, até se sentir mais confortável para fazer investimentos maiores;
6-
Como já dito no item 1, o seu site deve estar integrado a um software
especializado: um gestor de relacionamento de clientes(CRM). Ele promoverá uma
boa experiência ao usuário, disponibilizando atendimento através de canais de
comunicação como e-mail, whatsapp, chat, pesquisa de satisfação e agendamento de
visitas.
E o melhor, os anúncios serão replicados nos principais portais de
venda de imóveis.
O corretor de imóveis precisa entender de marketing digital?
Aliás, qual profissão nos isenta desse conhecimento hoje em
dia?
A internet se identifica com um público que tem pressa para encontrar
soluções e sanar dúvidas.
Um público que pesquisa, mas espera encontrar
respostas objetivas.
Há uma infinidade de soluções para quem compra, vende e
aluga. Muita oferta, muita demanda. Para que o usuário identifique mais
rapidamente o que de fato lhe interessa, é preciso que as informações estejam
visualmente destacadas.
Há pouco mais de uma década os corretores ainda captavam
opções através de recortes de classificados, que custavam muito do seu tempo.
Só
os colegas com numeração baixa de CRECI entenderão as dificuldades dessa
época...
Mas, isso é passado. Vamos dar um salto na história e chegar ao nosso
tempo, em que a tecnologia nos possibilita infinitas ferramentas que nos
auxiliam em todo o processo.
O Google domina 92% do mercado de buscas.
Estatísticas mostram que apenas os 3 primeiros links orgânicos das páginas de
pesquisas recebem cerca de 30% dos clicks e menos de 1% dos usuários se
interessa por algum link da segunda página de resultados.
Nesse cenário, para
não ser invisível, você deve procurar dominar as técnicas para colocar você no
topo no ranking das pesquisas, o SEO.
Você pode desfrutar das vantagens da automação, reduzindo o número de
tarefas repetidas que fazem parte da rotina de qualquer imobiliária. Pode
encaminhar ofertas por email marketing, pesquisas de satisfaça, envio de
boletos, extratos, controle de inadimplência, pode oferecer assinatura digital
de contratos, vistorias e facilitar em muito a vida do seu cliente.
O CRM é o
que proporciona este alto padrão profissional ao seu negócio.
A concorrência
São
muitos imóveis sendo trabalhados por grandes empresas e também por um número
expressivo de profissionais autônomos.
Imóveis com os mesmos perfis estão sendo
disponibilizados por buscadores inteligentes, de forma totalmente automatizada.
Caindo literalmente no colo do seu cliente, o tempo todo. E provavelmente o
distraindo em relação a última oferta recebida, que pode ser a sua.
A demanda é
incrivelmente crescente, para todo tipo de perfil. Apesar das instabilidades
financeiras, diferentes momentos políticos, pandemia; o mercado imobiliário não
parou.
Se é assim, você precisa surfar essa onda!
Quanto custa o seu tempo?
Você
pode ser um profissional de valor, com anos de experiência. Mas se o seu tempo é
desperdiçado, sem resultado, você precisa se recriar.
Se você passa semanas ou
meses sem ter retorno financeiro do seu trabalho, então você realmente não tem
ideia do valor que tem o seu tempo.
Tempo é dinheiro. É hora de virar o jogo!
Como otimizar meu tempo e converter leads em vendas?
O seu atendimento
personalizado e a satisfação dos seus clientes com a qualidade do seu trabalho
são importantes mas não irão, individualmente, atrair os resultados financeiros
que você busca.
No território da web, os valores são outros. Você precisa
aumentar o fluxo de pessoas que tem acesso ao seu produto e fazer esse funil de
vendas funcionar em seu favor.
Quem é o seu público-alvo?
Você já sabe que
precisa estar na frente nos mecanismos de busca para ser mais rapidamente
acessado pelo seu público-alvo.
Na realidade, são personas com uma qualificação
definida, como faixa etária, média de ganhos mensais, número de filhos, grau de
instrução, entre outros.
Filtrar essas características vão ser o seu norte para
que os mecanismos de busca possam direcionar a você os clientes no perfil do
seus produtos.
Como usar as tecnologias para melhorar o seu desempenho e aumentar a velocidade de seus negócios?
Campanhas assertivas irão maximizar o
retorno de seus investimentos, mas você precisa mensurar os resultados de suas
ações e campanhas, isto é fazer o planejamento do marketing digital,
acompanhando o tráfego dentro do seu site, criando landing pages focadas em
conversão; e para isso, você precisa produzir conteúdo relevante e estratégias
que se alinhem com seu objetivo comercial.
Essa é a melhor maneira de usar as
mídias sociais para geração de leads.
Como fazer meu anúncio estar no topo?
Esse
trabalho já está muito simplificado e facilitado hoje em dia.
Realmente não faz
nenhum sentido você não conseguir sucesso na divulgação de seu negócio, investir
errado, perder tempo e dinheiro.
A web é um imenso auditório, mas você precisa
da plateia. Do contrário, irá palestrar para um grande auditório vazio.
Para
fazer dar certo, você deve contar com a ajuda de ferramentas certas.
Existem
softwares específicos para o mercado imobiliário para otimizar a gestão de
relacionamento com o cliente, chamados CRM. Essa é uma ferramenta fundamental
para evitar que o seu trabalho de anunciar seja interminável e repetitivo.
Existem plataformas imobiliárias que cuidam de todas as etapas, da atração do
lead ao fechamento do negócio.
A atração de leads inicia-se na camada de sites
imobiliários 100% focados em conversão.
Agilidade
A ferramenta CRM é capaz de
anunciar em diversas plataformas, exportar anúncios, aumentando a integração dos
canais de comunicação, incluindo mídias sociais, obtendo o controle das
visualizações e dos leads gerados, oferecendo uma comunicação ativa com o
cliente.
Oferece mecanismos que possibilitam encaminhar ofertas por email,
suporte via whatsapp, pesquisa de satisfação, principais dúvidas, buscador
inteligente, agendamento de visitas, suporte via chat, entre outros recursos.
É caro anunciar imóveis?
Sim, é.
Os principais portais especializados em venda de
imóveis oferecem planos com um número limitado de ofertas por preços que podem,
sim, valer cada centavo investido.
Esses portais encurtam o caminho, quando se
trata de fazer o cliente em potencial chegar até você. Justamente porque estão
100% focados nesse público.
São portais que já trabalham com as ferramentas
certas de marketing, com divulgação massiva.
Os clientes irāo praticamente cair
de paraquedas em seu colo, desde que você tenha o produto que eles procurem a
preço competitivo.
A questão é que, a maioria desses planos profissionais,
custam um valor mensal nada acessível. Já os portais gratuitos não tem a mesma
performance.
É frustrante anunciar e não ter retorno. Tempo perdido... E como
tempo é dinheiro, o seu objetivo deve ser bem definido: alta conversão. Do
contrário, nenhum investimento fará realmente sentido.
Deu certo, meus leads aumentaram. E agora?
Clientes captados, agora o restante está em suas mãos e de
sua equipe de vendas. Fique atento e siga essas dicas:
1- Ofereça um bom
atendimento, desde a sua primeira comunicação. Respeite seu cliente, mantenha a
formalidade, não force intimidade para estreitar o laço. Isso fará muita
diferença.
2- Seja rápido no retorno do primeiro contato; ágil no agendamento;
eficiente na apresentação das informações e soluções para dúvidas e
contratempos.
3- Elabore contratos bem redigidos, seja transparente nas
transações financeiras e respeite prazos.
4- Forneça suporte para os processos
burocráticos, esteja sempre disponível para dirimir dúvidas e tenha
comprometimento com a satisfação do cliente.
O mercado imobiliário hoje é
digital, mas ainda existe 100% de valor no tratamento humanizado, no atendimento
de excelência.
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